quarta-feira, 31 de julho de 2013

JARDINAGEM PARA CRIANÇA

0 comentários




Contato com a natureza, ar puro... A jardinagem aplicada com os pequenos tende a despertá-lo para o maior respeito pela natureza e para uma alimentação mais saudável que pode ser cultivada na porta de casa.


 Montando um mini jardim para criança
Dica 1 - Com a ajuda da criança, preparem o local,  prepare a terra, adube e plante o que você quiser.
Dica 2 - para tornar a  atividade mais divertida use a arte. A criança poderá personalizar o seu vaso, colorindo com tintas, ou fazer colagens, para deixar a vaso bonito e exclusivo para a sua plantinha preferida.
Dica 3 - Um incentivo a mais é montar o kit de ferramentas para elas, claro que tudo de plástico, as crianças sem dúvida irão amar, sentindo-se mais preparados com as ferramentas adequadas para a atividade. Você pode usar uma colher, uma faca sem corte, estátula de plástico


Sugerimos uma pequena plantação de Cebolinha ou salsa com materiais que você dispõe em casa.


Dicas importantes:



salsa é uma planta fácil de cultivar, mas deve-se ter alguns cuidados básicos:

- A germinação demora em torno de 15 dias, as sementes apresentam um desenvolvimento lento e, nas primeiras semanas de germinação, é preciso regar todos os dias para evitar o ressecamento. Além disso, a salsa deve ser cultivada sob sol pleno em regiões frias e à meia-sombra em regiões de clima quente.

- O plantio deve ser realizado em canteiro definitivo, rico em matéria orgânica, a profundidade em que as sementes devem ser enterradas é em média de 0,5 cm, sendo necessário a realização do desbaste quando as mudas atingirem em média 5 cm de altura. 
Um dos principais problemas no início do plantio, são as famosas formigas. Deixo como dica a utilização de borra de café próximo ao canteiro ou a utilização de matéria orgânica, como o esterco, para manter-las longe. Lembrando que tem uma postagem que traz dicas para o controle de formigas.


cebolinha é uma planta indicada para o plantio em clima ameno e, pode ser plantada durante o ano todo. Assim como a salsa, o solo deve ser rico em matéria orgânica e as sementes devem ser enterradas em média a 0,5 cm de profundidade. Recomendo joga-las e depois passar a mão por cima para cobri-las com uma fina camada de terra. O transplante deve ser realizado de 30 a 40 dias após o plantio, deixando um espaçamento em torno de 0,15 a 0,25 cm de uma planta para outra. A colheita deve ser feita cortando as folhas a uma altura de 10 a 15 cm do solo, pois desta forma dentro de 50 dias ela já estará novamente pronta para o consumo.
fonte: Blog Agroecolgia



0 comentários:

Postar um comentário