domingo, 16 de março de 2014

PARATY - RJ

0 comentários
www.leveimeufilho.com


Paraty é uma cidade rica em beleza. Um cidade pequena que atraI eventos importantes de artes.

Uma cidade histórica que preserva as suas ruas de pedras e que em muitos casos torna o acesso muito difícil        de automóveis. No centro da cidade é proibido o tráfego.
A Cidade é considerada Patrimônio Histórico Nacional pois teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar, sendo considerada sinônimo de boa aguardente. Destacou-se, também, como importante porto por onde se escoava ouro e pedras preciosas das Minas Gerais.

 Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar.


PRAIAS

A abrigada baía Paraty possui próximo a 50 praias, sendo algumas com acesso por carro e muitas com acesso apenas por barco.Especialmente estas últimas não só possuem uma natureza em estado quase selvagem,  mas preservam muito da ancestral cultura caiçara com seu artesanato, culinária e meios tradicionais de subsistência.Vale a pena conhecer as belíssimas praias de Paraty!

  





www.leveimeufilho.com


CACHOEIRAS


Cachoeira do Tobogã 


também conhecida como Cachoeira da Penha, está localizada na Estrada Paraty-Cunha, próximo à Sede do Centro de Informações Turísticas do Caminho do Ouro e da Igreja da Penha. Chega-se à cachoeira por trilha sinalizada. Jovens paratienses costumam praticar surf na pedra. Também pode-se escorregar sentado, com maior segurança. Próximo à cachoeira há bar, restaurante e alambique artesanal de cachaça.


Poço do Tarzã

O Poço do Tarzã está localizada atrás da Cachoeira do Escorrega. Chega-se até lá, por trilha que ladeia o Escorrega ou por caminho direto do estacionamento da entrada.
Bela cachoeira com uma piscina natural para se refrescar. Para chegar nela, deve-se atravessar uma ponte suspensa. Ao seu lado, uma lanchonete mata a fome e sede dos visitantes.


Poço do Inglês

Chega-se ao  Poço do Inglês pela Estrada Paraty-Cunha, entrando à direita, após a Ponte Branca, a caminho da Cachoeira da Pedra Branca. Entrada mal sinalizada. Chega-se por trilha de terra e, em alguns trechos, é preciso atravessar bases de madeira, com pouca conservação. Jovens paratienses se penduram de uma corda para balançar e se jogar na água.


Cachoeira Pedra Branca

Trata-se de uma das mais belas cachoeiras de Paraty. Na Estrada Paraty-Cunha, após a Ponte Branca, segue-se à direita, até o final. Ali há uma trilha que nos leva até este paraíso. A cachoeira encontra-se em área particular e cobra-se uma entrada para auxiliar na conservação. Junto à cachoeira principal, encontram-se as ruínas da primeira usina de força da cidade. Seguindo pela escada na pedra, chega-se a um poço, com outras quedas refrescantes.

Poço da Laje

Chega-se ao Poço da Laje pela Estrada do Corisco, que sai da Rio-Santos, a 700 m do trevo de Paraty em direção a SP. Esta estrada sai ao lado da Flora Paraty. 

Segue-se pela Estrada do Corisco por aproximadamente 7 km. Há área onde pode-se estacionar o carro e seguir por trilha curta. 


Poço das Andorinhas

Chega-se ao Poço das Andorinhas pela Estrada do Corisco, que sai da Rio-Santos, a 700 m do trevo de Paraty em direção a SP. Esta estrada sai ao lado da Flora Paraty. 

Segue-se pela Estrada do Corisco por aproximadamente 7,2 km. O Poço das Andorinhas está a 200 metros acima do Poço da Laje. Siga pela bifurcação à direita e cuidado com as lombadas mal-sinalizadas. 


Cachoeira do Iriri

A Cachoeira do Iriri fica na altura do Km 158 da Rodovia Rio-Santos, sentido Paraty-Angra dos Reis, com entrada à esquerda. Próximo à Praia de São Gonçalo. Na frente há área para estacionamento. É área particular, mas pode-se entrar a pé. Trata-se de uma bela queda d'água que termina numa refrescante piscina.


Cachoeira do Taquari 

Para chegar à Cachoeira do Taquari, deve-se ir pela Rio-Santos, em direção ao RJ, a 24 km do trevo de Paraty.

Entre na Estrada do Sertão do Taquari à esquerda e siga por aproximadamente 2 km. 
Pare na área de estacionamento. Siga por uma trilha, atravesse pequena ponte de troncos.
Chega-se a um grande poço, bom para banho.Ponte pênsil, para área de bar (propriedade privada) Cartaz indica a travessia pelo rio para chegar na Cachoeira do Caixote. CUIDADO!!! A travessia é feita por pedras que podem ser escorregadias. Siga por pequena trilha até a Cachoeira do Caixote. Repare na parede alta de pedra formada pela erosão da água 



www.leveimeufilho.com

Mais informações:





0 comentários:

Postar um comentário