domingo, 10 de maio de 2015

PARQUE IBIRAPUERA – SÃO PAULO - SP

0 comentários

levei meu filho
O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade.

Espaços Abertos


Lago Ibirapuera :  é alma do parque e divide a área cultural da área de contemplação.  As pistas de caminhada também passam pelo lago e sua existência melhora o conforto térmico nos dias de verão.

Praça da Paz :  é uma espaço aberto no meio do parque, batizado como uma homenagem ou mesmo celebração da paz mundial na década de 60.

Praça Burle Marx : Espaço sossegado próximo ao portão 7 e que da acesso ao Viveiro Manequinho Lopes. Na Praça Burle Marx fica o Bosque da Leitura e a antiga Serraria, espaços que oferecem tranquilidade para leitura ou para prática de exercícios como alongamento e meditação.

Marquise do Parque Ibirapuera : funciona como ligação entre equipamentos culturais do parque: Museu Afro Brasil, Oca, Pavilhão das Culturas, Bienal e Auditório. Irregular, a marquise tem algo próximo a 620m de comprimento com a largura variando entre 15 e 80m.

Viveiro Manequinho Lopes: é um viveiro municipal histórico aberto a visitação e fica dentro do Parque Ibirapuera. O viveiro produz mudas de plantas destinadas aos plantios das áreas públicas da cidade. 10 estufas (casas de vegetação),97 estufins (canteiros suspensos),3 telados (estruturas cobertas com tela de sombreamento)

Playground.
Playground A:  destinado para crianças mais jovens
Playground B: Fica próximo a Praça da Paz e outro menor entre a Marquise, Auditório e Oca.

Jardim das Esculturas: é um jardim ao ar livre entre o MAM, Bienal e Oca. Criado em em 1993, o Jardim é formado por trinta obras que pertencem à coleção do MAM, com exceção da escultura A Caçadora, de Lélio Coluccini, pertencente à Prefeitura de São Paulo.

Espaço da Antiga Serraria : muito usado para prática de yoga e atividades voltada a saúde.

Praça do Porquinho : funciona para prática de esportes e encontros.

Bosque das Araucárias : No Bosque das Araucárias, espaço entre os prédios do Museu de Arte Moderna (MAM) e a Bienal, atrás dos banheiros (vide construção azul na foto) e bem próximo a uma obra do artista plástico espanhol Jaime Prade (vide abaixo), temos a famosa Ladeira do Bosque das Araucárias construída para a prática do skate longboard. O projeto/concepção da ladeira foi feito a quatro mãos com a associação de skatistas.
Outros locais: Obelisco do Ibirapuera, Monumento às Bandeiras, Monumento Pedro Alvares Cabral, Monumento aos Desaparecidos Políticos

Alimentação : O Parque tem um restaurante no MAM, três lanchonetes e dezenas de pontos com vendedores autônomos.

Horários:
Café: Terças a Domingo de 10h às 18h
Restaurante: Terças a Sexta de 12 às 16h
Sábados e Domingos 12h30 às 17h
Informações e reservas: 11-5085-1306 

Mais informações:

http://www.parqueibirapuera.org/

Preços:
Acesso gratuito

Horário de Funcionamento:

Funcionamento: 5h às 0h
Pedestres: Portões 2, 3, 4, 6, 7A e 10
 Metrô: As estações de Metrô próximas são Santa Cruz, Vila Mariana, Ana Rosa, Paraíso, Brigadeiro, que funcionam de segunda a domingo das 6h às 0h.
 Ônibus: Veja a lista completa abaixo
 Veículos: Portões 3 e 7A (bolsões de estacionamento – Zona Azul)
 

Estacionamento:
levei meu filho

Os espaços – área azul
Mobilidade Reduzida: Estacionamento Zona Azul, R$3,00 por 2h. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.
o   1 cartão de 1 hora vale por 2 horas;
o   2 cartões de 1 hora valem por 4 horas
Endereço:

venida Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque Ibirapuera - São Paulo - SP
Telefone: (11) 5573 4180


0 comentários:

Postar um comentário