segunda-feira, 18 de julho de 2016

PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR – BERTIOGA - SP

0 comentários
PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR – BERTIOGA - SP

LEVEI MEU FILHO


Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Ribeira, até o Paraná.
Suas escarpas dominam a paisagem do litoral paulista, suas florestas abrigam e protegem centenas de espécies de aves e outros animais ameaçados, como felinos e primatas. Entre jequitibás, jatobás, uricuranas, canelas, cedros, manacás-da-serra, guanandis, guapuruvus e palmeiras juçara, abrigam-se a onça pintada, onça parda, muriqui, bugio, jaguatirica, anta, paca, guaxinim, lontra, tucano-de-bico-preto, araponga, jacu-açu e centenas de outras aves.
Trilha D’Água
Núcleo: Bertioga
Público: grupos escolares acima do ensino médio e demais visitantes
Distância: 5,4 km
Caminhada: 3h
Dificuldade: Médio
Esta trilha é um atrativo especial, por possuir características educacionais, que possibilitam visualizar os aspectos de transição entre diversas tipologias de vegetação, tais como: mangue, mata ciliar, mata paludosa, restinga baixa, restinga alta e mata de encosta.
Trilha de Guaratuba
Público: indicado para pessoas acostumadas a caminhadas mais longas
Distância: 8,2 km
Caminhada: 6 horas
Dificuldade: Médio
A Trilha do Guaratuba tem início no Portal do Parque Estadual Restinga de Bertioga, onde é possível observar a mata paludosa, floresta de encosta e atravessar o Ribeirão Perequê-Mirim, que dá acesso ao Poço do Limão e a Cachoeira do Tobogã.
O percurso passa por área de Charco, no qual pode-se observar árvores de médio e grande portes, com alta densidade de trepadeiras e bromeliáceas. Neste trecho, o solo encontra-se constantemente encharcado, porém, a trilha permanece seca na maior parte do ano.

Ao passar pelo Ribeirão Perequê-Mirim, observa-se uma transição da floresta para Restinga Alta, apresentando árvores de maior diâmetro, dossel mais fechado, com menor presença de trepadeiras e maior diversidade de espécies arbóreas. Esta área tem maior possibilidade de avistamento de aves, répteis e mamíferos.
Cachoeira do Tobogã
Localizado no: Núcleo Bertioga
A Cachoeira do Tobogã é o último acesso da Trilha do Guaratuba, estando dentro dos limites do Núcleo Bertioga do PESM, onde é possível banhar-se em seus poços de águas cristalinas.
Na trilha que dá acesso ao local, é pode-se visualizar pegadas de animais, como antas, onças, jaguatiricas, veados e outros bichos.
A trilha é propícia à observação de aves, abundantes na região e ainda permite vivenciar diversos aspectos da Mata Atlântica, como: áreas de Charco da Restinga, Mata Paludosa, Restinga Alta e Floresta Ondrófila Densa, além de Floresta de Encosta e diversas áreas de transição.
A grande diversidade de epífitas, bromélias e palmáceas tornam o ambiente convidativo, onde diversas espécies de répteis também podem ser observados entre as folhagens.

Mais informações:
LEVEI MEU FILHONo Núcleo PESM Bertioga, os passeios são agendados por meio da Secretaria de Turismo. Para mais informações, entre em contato com o Núcleo pelo telefone (13) 3317 2094,

Bertioga(13) 3317-2094 pesm.bertioga@fflorestal.sp.gov.br


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

INGRESSO
As trilhas são realizadas por monitores credenciados da Associação de Monitores de Bertioga e de empresas de ecoturismo. 

A lista de contatos pode ser encontrada em www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo


ENDEREÇO/LOCALIZAÇÃO :

Rua Gonçalo da Costa, 140 - Centro - Bertioga-SP - CEP. 11250-000

0 comentários:

Postar um comentário