quinta-feira, 4 de agosto de 2016

PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR – CUBATÃO- SP

0 comentários
PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR – CUBATÃO- SP

levei meu filho


O Núcleo Itutinga Pilões foi criado pela incorporação das antigas Reserva Estadual da Serra do Mar, Reserva de Rio Branco–Cubatão e Reserva de São Vicente ao Parque Estadual da Serra do Mar, no ano de 1977.

Rio Pilões
O Rio Pilões margeia a Sede do Núcleo Itutinga Pilões. Além de estar no nome da Sede, este é também o nome de uma das trilhas do Núcleo. O Rio Pilões é hoje um dos rios que contribuem no abastecimento de água na Baixada Santista. A rede hídrica captada dentro do Núcleo Itutinga Pilões abastece em até 80% das cidades de Cubatão, Santos, São Vicente e Praia Grande. O Rio foi o primeiro manancial da Baixada Santista a ter águas captadas e encaminhadas por tubulações até as residências.
Poção
O Poção é uma excelente opção de lazer e banho àqueles que por ventura não podem fazer a Trilha do Rio Passareúva, mas ainda assim querem se banhar.
O acesso ao Poção é pelo mesmo caminho da Trilha do Rio Passareúva, sendo uma caminhada de aproximadamente de 500m.
É um atrativo comumente agregado à Trilha do Rio Pilões. Há dois poços disponíveis para banho, que podem chegar a até 2 m de profundidade.
Está sob uma das pistas da Imigrantes, onde é possível dimensionar o tamanho desta obra que é um dos principais acessos entre a Grande São Paulo e Baixada Santista

Ruinas da Vila de Itutinga

O Núcleo Itutinga Pilões também tem muita história para contar.
A atual Sede Administrativa e Centro de Visitantes do Núcleo, já foi, no início do século XX, uma vila de operários que trabalhavam na Usina Hidrelétrica de Itutinga. Esta Usina foi construída para atender à Companhia Santista de Papel, uma fábrica que produzia a celulose na época e localizava-se onde atualmente está localizada o bairro da Vila Fabril, em Cubatão.
O conjunto de ruínas da Vila aberto à visitação é composto do antigo Hospital, Cadeia Velha, Fábrica de Doces e o Casarão da Vila, onde atualmente está o Centro de Visitantes do Núcleo.
As ruínas fazem parte das trilhas do Rio Pilões e Rio Passareúva. Contudo, para visitá-las não é preciso fazer as trilhas, já que se encontram nas áreas comuns da Sede.
levei meu filho


Mais informações:
 (13) 3361-8250 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Consulte pelo email


ENDEREÇO/LOCALIZAÇÃO :

Estrada Elias Zarzur, Km 8, s/nº - Água Fria - Cubatão - –SP

0 comentários:

Postar um comentário