sexta-feira, 5 de agosto de 2016

PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR – UBATUBA- SP

0 comentários

PARQUE ESTADUAL SERRA DO MAR – UBATUBA- SP

LEVEI MEU FILHO


Criado em 1979, a partir da incorporação da Fazenda Picinguaba ao Parque Estadual, área do Município de Ubatuba.
Desta forma, restingas, manguezais, praias e costões rochosos passaram a fazer parte do cenário protegido do Parque Estadual Serra do Mar (Decreto Estadual 13.313 de 06/03/1979).
Atualmente, este Núcleo contempla uma área de 47.500 ha, abrangendo 80% do território total do município.
Localizado na Região Hidrográfica da Vertente Litorânea, conta com paisagens que vão desde a costa marinha até as escarpas da Serra do Mar, protegendo cinco belíssimas praias, na região norte de Ubatuba: Brava da Almada, Fazenda, Picinguaba, Cambury e Brava do Cambury.
LEVEI MEU FILHOAlém da riqueza natural, o núcleo tem como uma de suas principais características, a presença de comunidades tradicionais como a Vila de Picinguaba, Cambury, Sertão da Fazenda e Sertão do Ubatumirim, onde ainda é possível vivenciar as culturas tradicionais caiçara e quilombola, seus estreitos laços com a mata e o mar e a busca da sustentabilidade por meio do turismo.
O Núcleo Picinguaba ainda faz parte do Mosaico Bocaina, conjunto de áreas protegidas Estaduais e Federais do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região da Baía da Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro, que objetiva a integração de ações para a conservação ambiental e fortalecimento institucional e cultural, deste que é um dos mais belos cenários do planeta.


Trilha Fluvial no Rio Fazenda
Público: grupos escolares e demais visitantes
Duração: 2h (ida e volta)
Nível de dificuldade: Baixa
Um dos mais interessantes passeios do Núcleo Picinguaba, esta atividade é realizada pelo manguezal do Rio Fazenda, em barcos de alumínio conduzidos a remo, com capacidade de transporte para até 10 pessoas. Propicia observar a flora específica desse ecossistema e diversas espécies de caranguejos, aves e vestígios de animais que visitam o local. Durante o percurso o visitante pode conhecer os aspectos do meio físico que condicionam as características do Manguezal e vegetação de restinga. É possível também observar os processos erosivos e de sedimentação da dinâmica dos rios no encontro com o mar.
Uma opção interessante é realizar esta trilha ao anoitecer, para comparar e observar a presença de animais com hábitos noturnos.
Trilha da Rendeira
Público: Todos os públicos, ideal para grupos escolares
Extensão: 1km (ida e volta)
Duração: Média de 1 h, com paradas
Nível de dificuldade: baixo
A trilha da Rendeira fica próxima ao Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, em um trecho de mata de restinga, em estágio médio de regeneração. Rica em biodiversidade, é possível observar aves, caranguejos e répteis típicos da região.
Recebe esse nome devido a uma ave chamada Rendeira (Manacus manacus) muito comum em seu percurso.
Trilha Sensorial
Público: Todos os públicos, ideal para grupos escolares
Extensão: 100m (ida e volta)
Duração: Média de 1 h
Nível de dificuldade: baixo
Atividade realizada no próprio Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, na Praia da  Fazenda. O percurso é feito com os olhos vendados  e pés descalços, para aguçar os outros sentidos e entrar  em contato com a natureza utilizando o tato, o olfato e a audição.

Trilha do Corisco
Público: Ecoturistas acostumados com longa distância, atletas, pessoas com bom condicionamento físico
Extensão: 20 km
Duração: Média de 9 h, com paradas para contemplação
Nível de dificuldade:  Alta
Esta trilha histórica cruza a divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, ligando os municípios de Ubatuba/SP a Parati/RJ. Era utilizada no século XVIII para escoamento da produção de açúcar, álcool e cachaça da antiga Fazenda Picinguaba, hoje conhecida como o bairro Sertão da Fazenda. Comunidades caiçara e quilombola também faziam este trajeto, afim de realizar o escambo de mercadorias e manufaturas, comercializar bens de consumo e comparecer a festas e eventos em Parati.
A trilha do Corisco possibilita o contato direto com a natureza preservada, passando por mais de 20 cursos d’água, muitos deles afluentes diretos do Rio Fazenda. Abriga rica biodiversidade carregada de espécies endêmicas e belas.
Esta trilha faz parte do Passaporte Trilhas de São Paulo e recebe destaque pela beleza da paisagem

Agrofloresta
Público: Atividade ideal para grupos escolares e demais visitantes
Extensão:  500 m
Duração: Média de 2 horas
Nível de dificuldade: Baixa
Esta atividade é realizada nos quilombos da Fazenda e Cambury, comunidades tradicionais inseridas dentro do Núcleo Picinguaba. São apresentadas as práticas do Manejo Agroflorestal (SAFs) e sua importância por reunir vantagens econômicas e ambientais.
Nos sistemas agroflorestais, convivem na mesma área: plantas frutíferas, madeireiras, graníferas, ornamentais, medicinais e forrageiras, implantadas no espaçamento adequado ao seu desenvolvimento e diferentes necessidades de luz, fertilidade e porte (altura e tipo de copa).

Trilha Poço da Rasa
Público: Trilha ideal para grupos de escolas a partir do ensino médio e ecoturistas
Extensão aproximada: 5,2 km (ida e volta)
Duração: Média de 5h
Nivel de dificuldade: Média
Trata-se de um prolongamento da Trilha do Jatobá, com início no Sertão da Fazenda. Esta caminhada é adequada para grupos que tenham certo preparo físico. O percurso margeia o Rio Fazenda, percorrendo trecho de mata de encosta (floresta ombrófila densa montana e de terras baixas) bastante preservada. Ao final, o poço da Rasa oferece o ambiente ideal para contemplar belezas naturais, tomar um banho refrescante e ouvir o som da natureza em meio à Mata Atlântica.

Trilha Saco das Taquaras
Público:  grupos de escolas a partir do ensino médio e ecoturistas
Duração: Média de 2h30min
Extensão: 1,4 km (ida e volta)
Nível de dificuldade: Médio
Esta é a parte inicial da Trilha Brava da Almada, que tem início na Praia da Fazenda, seguindo pela Mata de Encosta (Floresta ombrófila densa e de terras baixas) em estágio médio e avançado de regeneração,  até o Saco das Taquaras (Praia das Conchas),  uma praia pequena tomada por rochas e de solo arenoso, com presença de muitas conchas. Roteiro ideal para interpretação de aspectos geológicos. Pode-se também solicitar a interpretação do costão rochoso.


Mais informações:
Tel.: (12) 997072426
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Consulte pelo email

INGRESSO
·       Valor do ingresso: R$13,00 (Portaria Normativa FF nº 191/2013)
·       Isenção para menores de 12 e maiores de 60 anos; moradores do entorno; pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; escolas públicas
·       Meia entrada para estudantes legalmente identificados e professores da rede pública

ENDEREÇO/LOCALIZAÇÃO :

Rodovia Rio Santos Br 101 Km 11 - Ubatuba - SP - CEP: 11680-000

0 comentários:

Postar um comentário