quinta-feira, 27 de outubro de 2016

MUSEU USINA MARMELOS ZERO – JUIZ DE FORA– MG

0 comentários

MUSEU USINA MARMELOS ZERO – JUIZ DE FORA– MG

LEVEI MEU FILHO


Usina Hidrelétrica de Marmelos foi a primeira grande usina hidrelétrica da América do Sul, inaugurada em Juiz de Fora, Minas Gerais, no ano de 1889.
O empreendimento foi idealizado por Bernardo Mascarenhas, importante industrial de Juiz de Fora, fundador da Companhia Mineira de Eletricidade em 1888. A Usina de Marmelos foi projetada para atender não apenas as indústrias de tecidos do empresário, mas também para fornecer eletricidade à iluminação pública da cidade, antes alimentada a gás.
LEVEI MEU FILHONo local funciona atualmente o Museu Usina de Marmelos Zero que possui em seu acervo a mesa particular de Bernardo Mascarenhas, livros de ata e contabilidade dos primeiros acionistas da CME, contas de luz, rascunho da planta da Usina, máquina de escrever e de calcular, teodolito, tripés de madeira, painel de controle de energia e uma réplica de um gerador utilizado na época cuja fabricação era da Westinghouse além de várias fotografias que mostram a construção da Usina, assim como fotos de Bernardo e sua família e painéis com pequenos textos informativos. Os bens e o acervo são cuidados pela Universidade Federal de Juiz de Fora através de convênio assinado entre esta instituição e a CEMIG, que incorporou a Usina em 1980.


MAIS INFORMAÇÕES:
telefone: (32) 3229-7606 fax: (32) 3229-3312

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:


ENDEREÇO:
Estrada União Indústria - Km 182, s/n. Retiro. Juiz de Fora - MG. 36073-120


0 comentários:

Postar um comentário