sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA - BA

0 comentários
PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA - LENÇÓIS– BA

Atualização em 19/12/2016


O Parque protege uma parte da Chapada Diamantina, que é uma denominação regional para a Serra do Sincorá, que, por sua vez, é um prolongamento baiano da Cadeia do Espinhaço, conhecida pela grande diversidade biológica e complexidade de ecossistemas.

levei meu filho

ATRAÇÕES:
 Cachoeira da Fumaça: é um dos principais atrativos da Chapada Diamantina com 360 metros de altura e uma das maiores quedas d’água do país. A Fumaça fica localizada no Vale do Capão e o seu acesso é feito a pé em uma trilha por cima de 6 km, dos quais 2 km de subida. Se feita por baixo, a trilha é de 20 km.
- Cachoeira do Buracão: com 85 metros de altura, o Buracão é considerado uma das cachoeiras mais belas da região. A cachoeira se situa em um cânion emoldurado por pedras folhadas e na trilha realizada à margem do rio. O Buracão fica localizado no município de Ibicoara e o acesso pode ser feito a pé em 3 km de trilha.
- Morro do Pai Inácio: com 1.120 metros de altitude, este é o ícone da região com uma vista panorâmica. O morro fica localizado no município de Palmeiras, às margens da BR-242 e seu acesso pode ser feito a pé em uma trilha curta e íngreme com um tempo médio de 25 minutos de caminhada.
- Gruta da Torrinha: esta é uma das cavernas do Brasil com maior diversidade de espeleotemas – formações rochosas típicas de interior de caverna, como estalactites e estalagmites. A gruta localiza-se no município de Iraquara e seu acesso pode ser feito a pé em uma trilha de 1.600 metros na caverna.
- Gruta da Lapa Doce: uma caverna ampla que possui grande quantidade de formações como estalactites e estalagmites. Localizada no município de Iraquara, a sua travessia tem 850 metros.
- Pratinha: é um rio com águas cristalinas que atravessa uma gruta. Localiza-se no município de Iraquara e o acesso pode ser feito de carro. - Poço Azul: é uma gruta com águas cristalinas em que o azul vivo da água resulta da iluminação dos raios solares. No poço é permitido nadar. A gruta localiza-se no município de Nova Redenção e o acesso pode ser feito de carro e mais uma escadaria até o atrativo.
- Poço Encantado: o poço com águas cristalinas possui 60 metros de profundidade e não é permitido nadar. A melhor época para visitar o poço compreende os meses de abril a setembro, devido ao reflexo da luz solar. O poço localiza-se no município de Itaetê e o acesso pode ser feito de carro e mais uma escadaria até o atrativo.
- Marimbus: este é considerado o pantanal do semi-árido baiano com águas calmas e flores aquáticas. O passeio é feito de canoa ou caiaque e recomendado para família. Existem duas opções diferentes de passeios: uma saindo de Andaraí e a outra de Lençóis.
- Ribeirão do Meio: situado no leito do Rio Ribeirão, a 3,5 km de Lençóis. É de fácil acesso para quem está na cidade. O Ribeirão é um grande poço com um tobogã natural, ideal para nadar. Esse passeio também pode ser combinado com a Cachoeira do Sossego. Fica localizado no município de Lençóis e o acesso pode ser feito a pé com 3,5 km de trilha.
- Rio Mucugezinho e Poço do Diabo: o Rio Mucugezinho forma diversos poços e tem como um dos destaques a cachoeira do Poço do Diabo, de 20 metros de queda, e o seu poço profundo, ideal para nadar e praticar tirolesa ou rapel. Fica localizado no município de Lençóis e o acesso pode ser feito a pé. Nas margens da BR-242 há uma trilha de 5 minutos até o Rio Mucugezinho, e mais uma trilha de 20 minutos até o Poço do Diabo.
 MAIS INFORMAÇÕES:


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (Sujeito Alteração)
Das 8:00 às 18:00H (recomendado)

INGRESSO (Sujeito Alteração)
O Parna Chapada da Diamantina ainda não possui controle de visitação e é possível conhecê-lo a partir de diversas localidades, principalmente de Lençóis, do Vale do Capão, Mucugê e Andaraí. O acesso aos seus atrativos é feito por meio de caminhadas.

ENDEREÇO/LOCALIZAÇÃO :

A Chapada Diamantina localiza-se na parte central do estado da Bahia a 425 km de Salvador e a 1.135 km do Distrito Federal. O Parna faz limite com os municípios de Lençóis, Andaraí, Itaetê, Mucugê, Ibicoara e Palmeiras.

Existem três ônibus diários da empresa Real Expresso que fazem o percurso Salvador-Lençóis, às 07h, 16h e 23h. Existem outras empresas que cortam a Chapada diariamente, como Aguia Branca, Novo Horizonte e Rápido Federal.

Em geral, a viagem de ônibus de Salvador a Lençóis leva cerca de seis horas e custa R$ 55,00.

0 comentários:

Postar um comentário