quarta-feira, 19 de abril de 2017

BASÍLICA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS.- CONGONHAS- MG

0 comentários

BASÍLICA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS.- CONGONHAS- MG

 Atualização em 15/02/2017
BASÍLICA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS.- CONGONHAS- MG



Este santuário localiza-se em Minas Gerais, ao sul da capital Belo Horizonte, e foi construído a partir da segunda metade do século XVIII. É formado por uma igreja, cujo interior é decorado em magnífico estilo rococó, de inspiração italiana; por uma escadaria externa decorada com estátuas dos Doze Profetas; e por seis capelas (passos) que representam as Estações da Cruz, que abrigam esculturas policrômicas de Aleijadinho, obras-primas da arte barroca de uma forma altamente original, comovente e expressiva..

CURIOSIDADE:
Patrimônio Mundial declarado pela Unesco em 1985, é um dos maiores tesouros da arte barroca, construído entre 1757 e 1790. As seis Capelas dos Passos (1819/1875), na área externa do santuário, foram restauradas por completo e passaram a exibir as cenas da Paixão de Cristo de acordo com o projeto original de Aleijadinho. As 64 imagens talhadas em cedro foram realçadas pelas pinturas de Mestre Ataíde, descobertas debaixo de seis camadas de tinta.
No adro da basílica, os 12 profetas em pedra-sabão foram esculpidos por Aleijadinho e seus auxiliares entre 1800 e 1805. Na parte interna, a igreja abriga relicários também talhados por ele, rica decoração rococó e pintura do teto assinada por Mestre Ataíde. Anexa fica a sala de ex-votos, transformada em museu.

 MAIS INFORMAÇÕES:

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (Sujeito Alteração)
Terça- Feira a domingo das  7h às 18h (as janelas dos passos ficam abertas das 7h às 17h30).

INGRESSO (Sujeito Alteração)
Visitação grátis.
 A visita guiada oficial (3731-2077, a partir de R$ 40) vale pelas boas informações – há monitores credenciados perto do restaurante Cova do Daniel.

ENDEREÇO/LOCALIZAÇÃO :

 Praça do Santuário, S/n - Centro, Congonhas - MG, 36415-000

0 comentários:

Postar um comentário