segunda-feira, 13 de agosto de 2018

ESPAÇO CULTURAL ALMEIDA JR– ITU – SP

0 comentários

ESPAÇO CULTURAL  ALMEIDA JR– ITU – SP


ATUALIZAÇÃO 06/07/2018

LEVEI MEU FILHO

O Espaço Cultural Almeida Jr. foi construída pelos Barões de Itu para sua residência na década de 1850. O casarão é o mais importante assobradado dos que ainda existem, e foi também residência da Baronesa de Itu. Ele situa-se na antiga Rua Direita, por muito tempo única rua da cidade.

Antes de ser erguido o atual Casarão, existia uma casa térrea onde moravam os irmãos Leme, em 1720. Eles se tornaram poderosos com o descobrimento de ouro em Cuiabá, e desafiaram as imposições dos representantes do governo português. O governador da Capitania de São Paulo mandou que soldados invadissem Itu, para prendê-los.

No final da década de 1893 passou a abrigar um aglomerado de escolas que até ali funcionavam isoladamente. Foi ali que nasceu a idéia inicial de Grupo Escolar, depois assimilado por governantes de todo o país. O assobradado sediou o Grupo Escolar Dr. Cesário Motta até a década de 80, quando passou a ser chamado de Espaço Cultural Almeida Júnior.

ESTRUTURA/ATRAÇÕES:

Instalado atualmente no Espaço Cultural Almeida Junior, o Museu de Arte Sacra foi criado em fevereiro de 2000.
Guarda em seu acervo objetos de culto, imagens religiosas e da cultura popular, além de obras de arte atribuídas ao Padre Jesuíno do Monte Carmelo (1764-1819).
Devido à fragilidade das peças, não é permitido fotografar o interior do museu.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
SOB CONSULTA
INGRESSO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
SOB CONSULTA

 ENDEREÇO:
Rua Paula Souza, 664 - Centro - Itu / SP

 MAIS INFORMAÇÕES:

Fone: 11 4022-5147


0 comentários:

Postar um comentário