quinta-feira, 25 de outubro de 2018

CASA IMPERIAL– ITU –SP

0 comentários

CASA IMPERIALITU –SP

                                                                             Atualização 24/10/2018


LEVEI MEU FILHO

Na Praça Dom Pedro, onde está o Cruzeiro de São Francisco, fica a Casa Imperial, que abrigou a Família Imperial nas ocasiões de suas visitas à região.

Encomendada por Francisco Souza e construída com muito requinte e fino acabamento, hospedou em 1884 a Princesa Isabel e seu consorte Conde DEu. Por essa razão, o solar ficou conhecido como Casa Imperial, que atualmente é conservada por sua proprietária Maria Lucia Caselli.

Restaurada e conservada pela família Caselli, a Casa Imperial, situada à Praça Dom Pedro I, é um dos marcos significativos das antigas residências de Itu.

HISTÓRIA
A casa foi encomendada por Francisco de Paula Souza em 1816, construída com muito requinte e fino acabamento. Posteriormente, pertenceu a Carlos Pereira, que hospedou em várias oportunidades a família imperial brasileira nas visitas que fez a Itu. Por essa razão o solar ficou conhecido como Casa Imperial. 

Seu telhado com quatro quedas d’água, os condutores d’água em forma de boca de serpente, sua imponente porta, e vidros coloridos em forma de tulipa, símbolo do Império, demonstram a sua riqueza.

Sediou na década de 1940 a Creche Mãezinha, e depois virou um Sindicato.

Em 1970 foi restaurada e permanece com sua estrutura e características originais, e nunca foi aberta ao público.


CONTATO:
(11) 99694-3140

ENDEREÇO:
Praça Dom Pedro - Centro - Itu / SP

 MAIS INFORMAÇÕES/FONTE:

          CONHEÇA ITU-SP

0 comentários:

Postar um comentário