sexta-feira, 9 de novembro de 2018

COMPLEXO DO BARREIRO – ARAXÁ - MG

0 comentários

COMPLEXO DO BARREIRO – ARAXÁ - MG


ATUALIZAÇÃO 06/11/2018



O Complexo do Barreiro é uma das melhores atrações turísticas de Minas Gerais e a maior  de Araxá. Além de ser um local extremamente agradável, o complexo tem fama nacional pelo fabuloso poder medicinal de suas águas e da lama.

O primeiro estudo geológico da região foi feito em 1886 pelo Dr. Orville Derby e, no mesmo ano, o Dr. Mello Brandão realizou a primeira análise clínica das águas. Simultaneamente, seu companheiro, Dr. Joaquim Gonçalves Ramos, prescreveu pela primeira vez, com critério médico, banhos para fins terapêuticos a um paciente tuberculoso.

O Complexo do Barreiro é formado por :

Parque do Hotel Rádio

Mata da Cascatinha

Bosque

Lago do Barreiro

Capela do Barreiro

Grande Hotel e as Termas

Hotel Colombo

Hotel da Previdência

Estrada velha Araxá  - Barreiro

Praça de Esportes

ESTRUTURA

O nome Barreiro vem em decorrência da lama que se forma a partir das fontes naturais da região. Além das fontes e da Mata da Cascatinha, com suas formações vegetais na área da encosta, outro atrativo natural do local é o Lago do Grande Hotel, com 1,5 Km de diâmetro, onde a prática da pesca amadora é permitida. Segundo os esotéricos que procuram a região, ali se concentra uma. Há, ainda, as opções de ciclismo na Estância do Barreiro e de trekking para a Queda da Cascatinha (1,8 Km a partir do Grande Hotel por trilha sinalizada). Outra opção de caminhada é a trilha até o Parque do Cristo (a partir do bairro Santa Rita), de onde se tem uma vista panorâmica de Araxá.

O Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro é tombado pelo IEPHA
Registrado com Categoria: Conjunto Paisagístico - 1ª Metade Século 19
Tombamento: Decreto - Constiutição Estadual   Ano: 1989.

ENDEREÇO:
Rua Água do Araxá

Saindo da Praça da Matriz de São Domingos, seguir Avenida Imbiara, Avenida Geraldo Porfírio Botelho e rua Águas do Araxá. A Estância do Barreiro fica a 8Km do centro da cidade.

MAIS INFORMAÇÕES:


0 comentários:

Postar um comentário