terça-feira, 27 de novembro de 2018

MUSEU DE MINERALOGIA AITIARA - BOTUCATU –SP

0 comentários

MUSEU DE MINERALOGIA AITIARA - BOTUCATU –SP



Atualização Nov/2018
levei meu filho

Botucatu conta com um museu diferenciado em sua região. Estabelecido no Bairro Demétria, o Museu de Mineralogia Aitiara tem como objetivo despertar a admiração pelo mundo mineral, pelas belezas subterrâneas e expostas na crosta terrestre.

HISTÓRIA
Ele se estruturou por meio da doação da coleção de amostras de rochas do professor de artes Erich Otto Blaich, em 2008. A permanente e profunda admiração que o professor manteve pelos minérios e formações rochosas, por suas formas perfeitas e artísticas, levou-o a percorrer o Brasil em busca de conhecimento. Junto a alunos e professores, explorou minas e garimpos. Este encantamento e paixão impulsionaram sua coleção ao longo de 50 anos. 

ESTRUTURA:
No Estado de São Paulo, esse museu é um dos três mais importantes em termos de qualidade de acervo. Agora, a coordenação está procurando recursos para ampliar o atendimento aos visitantes, principalmente ao público escolar a fim de promover o conhecimento nessa área de formação rochosa. Além disso, o acervo está totalmente catalogado, com os nomes científicos de cada peça e o local onde foram encontradas
ATRAÇÕES:
Disponível para consulta virtual, o acervo está classificado de acordo com as normas internacionais de classificação mineralógica. É composto por amostras de rochas ígneas (formadas pelo resfriamento do magma), sedimentares (originadas pelo acúmulo e solidificação de partículas como areia e lama) e metamórficas (modificadas devido a altas temperaturas e pressão); minerais, que se caracterizam como a menor partícula indivisível por processos mecânicos que compõe uma rocha (as rochas são formadas por dois ou mais minerais agrupados, tais como carbonatos, óxidos e sulfetos); e meteoritos (fragmentos de grandes meteoros que sobrevivem à passagem atmosférica e atingem o solo).
Ele inclui ainda perfeitas amostras de fósseis, entre eles as trilobitas, o messossaurus brasiliensis, âmbares, representativas amostras da Chapada do Araripe e uma grande quantidade de carapaças de espécies marinhas.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
Sob agendamentos


INGRESSO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
Sob consulta

CONTATO:
Telefone: (14) 3882-0588 / 99754-6694
Agendamento para visitas: museudemineralogia@gmail.com

ENDEREÇO:
Rodovia Gastão Dal Farra, Km 4 | Demétria, Botucatu, Estado de São Paulo 18605-525, Brasil
Museu localizado no complexo da escola Waldorf ao lado da biblioteca


0 comentários:

Postar um comentário