sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

TAPETES ARRAIOLO – ATIBAIA -SP

0 comentários

TAPETES ARRAIOLO – ATIBAIA -SP

Atualização JAN/2019


LEVEI MEU FILHO

De origem portuguesa, os primeiros exemplares datam de mais de 300 anos. As peças hoje produzidas em Atibaia são conhecidas mundialmente por conservar o fio histórico que os remete aos modelos mais antigos.
Em Atibaia, no bairro do Portão, foi construída a ARPA – Artesãos do Portão Associados, entidade que conta com 14 000 artesãos dedicados ao bordado de tapetes em ponto arraiolo, divulgando seu trabalho e integrando-os ao mercado.


HISTÓRIA:
Vila do Distrito de Évora, Portugal, Arraiolos deixou sua marca no Brasil com sua principal arte: os tapetes arraiolos. Uma das indicações mais antigas da existência dos tapetes está no inventário de Catarina Rodrigues, em 1598, no qual é descrita a existência de “hum tapete da terra novo avaliado em dois mil Reis”.



ATRAÇÕES/DICA:
A técnica da confecção e a qualidade dos tapetes tornaram-se mundialmente famosos. Não são apenas tapetes, também são utilizados como painéis de paredes, centros de mesa etc. Outro ponto a ser observado é a qualidade da lã a ser usada, pois seu tingimento é especial por ser natural e também há a preocupação de preservar a cor por muitos anos. A técnica da tinturaria remonta ao século XVII.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 8h às 18h; Sábado, Domingo e Feriados das 8h às 19h.

INGRESSO (SUJEITO ALTERAÇÃO) ::
Entrada Gratuita

CONTATO:
Telefone: (11) 4416-9324 / (11) 4416-8096 / (11) 4416-8097
Email: infoarpa@arpaarraiolos.com.br

ENDEREÇO:
Endereço: Rod. Fernão Dias - Km 51, Bairro do Portão

MAIS INFORMAÇÕES/FONTE:
Fonte:
Informações pessoais e sites consultados:

0 comentários:

Postar um comentário