sexta-feira, 1 de março de 2019

PARQUE ESTADUAL CAVERNAS DO PERUAÇU - ITACARAMBI-MG

0 comentários
PARQUE ESTADUAL CAVERNAS DO PERUAÇU - ITACARAMBI-MG

Atualização MAR/2019


LEVEI MEU FILHO

           
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas de grandeza colossal.


HISTÓRIA:
A Unidade de Conservação foi criada em 1999, e possui área de 56.400 hecatares, que compreende os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais.


ESTRUTURA:
O Parque foi estruturado recentemente e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Possui também um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio para garantir uma experiência segura e única, num passeio de tirar o fôlego.

ATRAÇÕES/DICA:

Trilha do Arco do André
A trilha do Arco do André, conta com mirantes naturais únicos, sendo dois deles o Mirante das Cinco Torres e do Mundo Inteiro, cavernas monumentais como a Caverna do Arco do Andre, Troncos e Cascudos, aonde nas duas últimas o Rio Peruaçu passa por dentro, complementando o cenário único formado pela beleza das rochas carbonáticas de calcário e pelo rio criando o espelho d´água com a cor de tom verde esmeralda.

- Distância aproximada: 8 km (ida e volta);
- Tempo estimado: 7h (ida e volta).
- Nível de dificuldade: semipesado.
- Atrativos: caverna, monumentos geológicos, sítios arqueológicos e observação da paisagem.


Caminho da Gruta do Janelão
A Gruta do Janelão é o principal atrativo do Parque. A grandiosidade da caverna é expressa em suas enormes dolinas, na imensidão de seus salões e em seus gigantescos espeleotemas. O paredão rochoso, logo na entrada, é um grande ateliê a céu aberto que conta a história da presença humana no Vale do Peruaçu. É na gruta do Janelão que está localizada a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina.- Distância: 4,8 km (ida e volta).
- Tempo estimado: 5h30 (ida e volta).
- Nível de dificuldade: semipesado.
- Atrativos: caverna, monumentos geológicos, paredões com pinturas rupestres, sítios arqueológicos e observação da paisagem.

Caminho da Lapa Bonita e Lapa do Índio
A Lapa Bonita é uma das mais belas e ornamentadas grutas do Parque. Possui salões e galerias repletos de espeleotemas, além do salão coberto por sedimentos avermelhados, chamado de Salão Vermelho. A Lapa do Índio possui registros arqueológicos com painéis de pinturas rupestres que cobrem paredes inteiras e até mesmo o teto. Da Lapa do Índio também é possível apreciar o Mirante do Índio, em que se pode ver a abertura da Gruta do Janelão e toda a área do Centro de Visitantes Janelão.
- Distância: 1,5 metros (ida e volta).
- Tempo estimado: 2h20min (ida e volta).
- Nível de dificuldade: leve

Caminho da Lapa do Boquete
Na Lapa do Boquete encontra-se um dos principais e mais estudados sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, onde foram encontrados alguns sepultamentos e é possível verificar a presença de um silo pré histórico - estrutura de armazenamento de alimentos.
- Distância: 1.2 km (ida e volta).
- Tempo estimado: 1h30 min (ida e volta).
- Nível de dificuldade: leve
- Atrativos: lapas, pinturas rupestres, escavações arqueológicas e observação da paisagem.

Caminho da Lapa dos Desenhos
Os recursos naturais do Vale do Peruaçu possibilitaram a produção de diferentes pigmentos e a realização de pinturas em alturas consideráveis. Na lapa dos Desenhos, pode ser observada toda a riqueza das pinturas rupestres do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, tanto em diferentes estilos quanto em técnicas. A trilha margeia o rio Peruaçu ao longo de uma exuberante mata de galeria, até o ponto onde esta dá espaço à mata seca.
- Distância: 2.6 km (ida e volta).
- Tempo estimado: 2h20 min (ida e volta).
- Nível de dificuldade: leve.
- Atrativos: paredões com pinturas rupestres, mata de galeria e mata seca.

Caminho da Lapa do Rezar

A Lapa do Rezar reúne toda a grandiosidade do cânion do rio Peruaçu à riqueza da arte rupestre pré-histórica. Abriga um sítio rupestre com pinturas e gravuras bem conservadas. Destacam-se também as dimensões do seu salão de entrada, que alcança 90 metros de largura e mais de 40 metros de altura, além da variedade e exuberância dos espeleotemas. Trata-se de um dos atrativos que mais exige esforço físico, com mais de 500 degraus, mas a chegada é recompensadora.

- Distância: 2.4 km (ida e volta).
- Tempo estimado: 3h30min (ida e volta).
- Nível de dificuldade: pesado.
- Atrativos: história regional, mata seca, mata de galeria, sítio arqueológico, paredões com pinturas rupestres, caverna escura e espeleotemas.

Caminhos da Lapa do Caboclo e Carlúcio

O paredão de pinturas rupestres da Lapa do Caboclo possui uma grande concentração de pinturas do estilo Caboclo, que foram descobertas pela primeira vez neste local e que são exclusivas do Vale do Peruaçu. No Caminho da Lapa do Carlúcio, o visitante encontrará mirantes onde é possível observar as variações da mata seca em diferentes épocas do ano, os cactos e a vegetação rupestre. A trilha segue pela mata de galeria até o início da gruta do Carlúcio, onde circunda as rochas provenientes do desabamento do teto da caverna.

- Distância: 2,6 km (ida e volta).
- Tempo estimado: 3h50 min (ida e volta).
- Nível de dificuldade: moderado.
- Atrativos: história regional, paredões com pinturas rupestres e gruta.



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :

De segunda a domingo, de 08 às 18 horas, sendo que a entrada nos atrativos é permitida até as 15 horas.

Melhores épocas do ano para visitação: Possui duas estações bem definidas, com algumas nuances entre elas:  De Novembro a Abril, época das chuvas, o verde predomina na paisagem. De Maio a Outubro, época da seca, a floresta perde completamente suas folhas e a paisagem fica bastante acinzentada.


INGRESSO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
Todas as visitas ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu devem ser previamente agendadas junto à gestão da Unidade.

ESTACIONAMENTO:
R

CONTATO:
(38) 3623-1038
(38) 3623-1039
email: cavernas.peruacu@icmbio.gov.br

ENDEREÇO:

BR 135, km 155, Comunidade do Fabião I, Januária – MG

A sede do Parque fica na comunidade do Fabião I, às margens da BR 135, km 155. Partindo de Januária, são 45 km.


MAIS INFORMAÇÕES/FONTE:
Fonte:
Informações pessoais e sites consultados

0 comentários:

Postar um comentário