segunda-feira, 6 de maio de 2019

MUSEU DE ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA (MAPA)- ARARAQUARA - SP

0 comentários


MUSEU DE ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA (MAPA)- ARARAQUARA - SP

Atualização MAIO/2019


LEVEI MEU FILHO

O acervo do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara é voltado para a coleção de icnofósseis (pegadas de dinossauros e mamíferos e traços de invertebrados) presentes em lajes de arenitoeólico provenientes da Formação Botucatu.
 Estas lajes são oriundas da exploração comercial de pedreiras de arenito da região do município de Araraquara. As rochas conhecidas como "Arenito Botucatu" são derivadas da litificação (processo de compactação e cimentação) da areia acumulada na região durante o início do Período Cretáceo. O Museu ainda apresenta espécimes fósseis (tanto originais, quanto réplicas) de várias outras localidades e períodos geológicos.

HISTÓRIA:
          Em interação com a Prefeitura do Município de Araraquara e a Fundação Araporã, a Zanettini Arqueologia vem trabalhando na consolidação do MAPA, hoje uma das principais instituições de preservação do patrimônio arqueológico do estado de São Paulo. Essa parceria, iniciada há mais de uma década, envolve, desde 2011, a realização de um diagnóstico museológico e a configuração de um plano museológico para a instituição.
          O diagnóstico museológico resultou na organização de 36 mil peças arqueológicas, advindas de 37 municípios paulistas, o que demonstra a projeção regional do MAPA. Essas peças são fruto tanto de pesquisas acadêmicas, feitas pela equipe do GEA (Grupo de Estudos Arqueológicos / UNESP) - em integração com outros centros de pesquisa e universidades, quanto de estudos associados ao licenciamento ambiental de empreendimentos diversos.
          Durante a construção do plano museológico, foi possível estabelecer a missão do MAPA: “realizar pesquisas de excelência nas áreas da Arqueologia, Paleontologia e Museologia, constituindo-se em um pólo dinâmico de construção do conhecimento, formação e uso sustentável do patrimônio cultural, colaborando de forma significativa para o desenvolvimento local e regional”.
          Em novembro de 2011, esse processo teve um importante marco: a inauguração da primeira exposição de longa duração do MAPA, intitulada “Múltiplos Olhares”.

          Essa exposição mostra o museu como processo: suas coleções, narrativas e planos para o futuro. O discurso expositivo traz os múltiplos olhares e as múltiplas vozes que tem construído essa instituição, assim como convida os cidadãos de Araraquara e região a trazerem seus olhares para esse museu.
          Dessa forma, o MAPA tem se colocado como um espaço aberto à comunidade, desempenhando importante papel de agente de transformação social, onde referências do passado ganham novos significados, úteis à discussão em torno da construção do futuro da região.

ESTRUTURA:

ATRAÇÕES/DICA:
          A Sala "Padre Giuseppe Leonardi", que homenageia o padre e paleontólogo Dr. Giuseppe Leonardi, abriga a exposição permanente de Paleontologia (denominada "Areias do Passado, Marcas no Presente"). O Dr. Giuseppe Leonardi (italiano nascido em Veneza, mas naturalizado brasileiro) foi o pioneiro nos estudos das pegadas fósseisencontradas nas calçadas da cidade de Araraquara, colocando o nome da cidade no mapa internacional da Paleontologia.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
Segunda-feira das 13h às 17h30
Terça à Sexta-feira das 9h às 12h | 13h às 17h30 - Sábado das 9h às 12h

CONTATO:
Telefone: (16) 3332-4933 
Para solicitar visitas guiadas e atendimento a grupos, fazer contato através dos números: 
(16) 3332.4933 - MAPA (16) 3322.4887 - Museu Histórico

ENDEREÇO:
Endereço: Rua Voluntarios da Patria 1.485, Araraquara, Estado de São Paulo 14800-350, Brasil - esquina com Av. Portugal


MAIS INFORMAÇÕES/FONTE:
Fonte: Informações pessoais e sites consultados
SiteSite:http://www.zanettiniarqueologia.com.br/mapa.html

0 comentários:

Postar um comentário