quinta-feira, 16 de maio de 2019

PARQUE ESTADUAL DE ITAÚNAS- CONCEIÇÃO DA BARRA - ES

0 comentários

PARQUE ESTADUAL DE ITAÚNAS- ITAÚNAS - ES


Atualização MAIO/2019
LEVEI MEU FILHO

O Parque apresenta ambientes como a mata de tabuleiro, fragmento florestal em extinção no Espírito Santo, restinga, dunas, ambientes estuarinos de mangues, uma extensão expressiva do rio Itaúnas e a mais representativa região de alagados do Espírito Santo. O bom estado de conservação destes variados habitats, aliado à grande diversidade de espécies vegetais, coloca a unidade como local de extrema importância para a manutenção de uma fauna riquíssima. Foram registradas mais de 414 diferentes espécies vegetais, 43 de mamíferos, 183 de aves, 32 de répteis, 29 de anfíbios e 101 de peixes. O Parque abriga ainda 23 sítios arqueológicos, locais de concentração de vestígios de assentamentos humanos pré-históricos como pedras lascadas, cerâmica indígena e diversos artefatos da época da colonização. Tudo isso caracteriza a singularidade e importância da unidade.

HISTÓRIA:
Foi criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, em 1991,através do decreto 4967-E e já no ano seguinte a UNESCO o declarou como Patrimônio da Humanidade por fazer parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Ganhou este nome porque nele se encontra o rio Itaúnas, um rio cuja bacia hidrográfica drena as águas de oito municípios.

ESTRUTURA:
O Centro de Visitantes fica na vila de Itaúnas, junto com a sede do Projeto Tamar. Mostra objetos encontrados nos sítios arqueológicos do parque, do período pré-colonial e colonial. O parque também ministra oficinas de artesanato, forró, pintura. 3762-5196. Centro de visitantes, 8h30/17h.

ATRAÇÕES/DICA:

Há passeios guiados a cavalo, de caiaque, canoa, jipe, bicicleta ou a pé.
Trilha do Tamandaré
Rio Itaúnas - Passado e Presente
Prensa de Farinha
Casa do Tamandaré
Trilhas e Acessos


INGRESSO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
Entrada: Franca


ESTACIONAMENTO:
Sem Estacionamento

CONTATO:
Telefone:  (27) 3762-5196 / (27) 99956-4904
E-mail: pei@iema.es.gov.br

ENDEREÇO: 
Endereço:  Município de Conceição da Barra, próximo à Vila de Itaúnas.
A partir da vila, onde está a sede, você atravessa a ponte sobre o rio Itaúnas e chega a pé, a cavalo ou de bike à área do parque (1 km).

MAIS INFORMAÇÕES/FONTE:
Site: https://iema.es.gov.br/PEI

0 comentários:

Postar um comentário