quarta-feira, 26 de junho de 2019

CASA DO POVOADOR- PIRACICABA - SP

0 comentários

CASA DO POVOADOR- PIRACICABA - SP

Atualização JUNHO/2019

LEVEI MEU FILHO

 Casa do Povoador é hoje um dos espaços culturais mais autênticos de Piracicaba.
Localizada às margens do rio Piracicaba abre espaço às festividades folclóricas, exposições, oficinas e cursos para profissionais de arte, educadores e ao público em geral.

HISTÓRIA:
Apesar de não ter sido moradia do capitão Antônio Corrêa Barbosa, o Povoador – ganhou a tradição do nome pela sua antiguidade. Tombada como Patrimônio Histórico do Estado e do município, abriga um centro cultural da SEMAC onde são realizadas exposições, mostras e oficinas de arte.

ESTRUTURA:
É nessa área que são realizadas manifestações artístico-culturais, como apresentações folclóricas que, no mês de agosto, se intensificam com exibições de grupos de danças folclóricas e shows musicais, acervo de obras artísticas e artesanato, com a finalidade de preservar o folclore e a cultura local e regional. As instalações e mostras abordam temas variados de acordo com as datas comemorativas de cada mês, com encenações memoráveis sobre o Carnaval, Dia do Índio, Festas Juninas, Dia da Criança, Aniversário da cidade, Missa caipira, presépio natalino e cenas cotidianas.

ATRAÇÕES/DICA:

A Casa do Povoador abriga a Galeria Alberto Thomazi, salas alternativas destinadas a exposições periódicas de artistas renomados e iniciantes.
Possui ainda, a Galeria Elias dos Bonecos, espaço permanente de exposição dos bonecos do Elias Rocha. Nela, o visitante encontra 17 bonecos originais, criados pelo saudoso folclorista, morto em 2008, a partir de sucata tendo como suporte a madeira. Os bonecos eram afixados em terra, sempre à margem direita do rio Piracicaba, simbolizando assim a luta pela preservação do rio que deu o nome à cidade no discurso competente da própria questão ambiental.   Os bonecos foram restaurados pelo artista Everson Bonazzi em 2010, cada boneco possui seu respectivo laudo de restauro.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 13h às 17h. Permanece fechada aos domingos e feriados

CONTATO:
Informações: (19) 3434-8605

ENDEREÇO:
Av. Beira Rio, 800

MAIS INFORMAÇÕES/FONTE:
Fonte: Informações pessoais e sites consultados

0 comentários:

Postar um comentário