sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO “VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA”- ARARAQUARA- SP

0 comentários

MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO “VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA”- ARARAQUARA- SP



Atualização FEVEREIRO   /2020

levei meu filho

O prédio do Museu Histórico foi construído em 1.898 para ser cadeia da cidade. Ao longo dos anos foi também Fórum, Prefeitura, Câmara Municipal, Escola de Belas Artes, Conservatório Musical e, a partir de abril de 1.975, Museu.

HISTÓRIA
Criado por Decreto Estadual no final da década de 1.950, o Museu funcionava num antigo casarão à Avenida Espanha, já demolido, onde hoje é o estacionamento do Banco Itaú. O nome “Voluntários da Pátria” é uma homenagem aos jovens araraquarenses que foram combater na Guerra do Paraguai, em 1.886.

ESTRUTURA
Seu acervo foi formado por doações por parte do Estado e de campanhas feitas junto à população. Além de salvaguardar a memória dos combatentes araraquarenses, seu acervo é eclético, composto por objetos de uso pessoal, de trabalho e de uso doméstico, como relógios, óculos, adornos femininos, instrumental de dentista, médico, farmacêutico, mobiliário, objetos sacros (tendo como destaque um oratório barroco, do final do século XVIII, conhecido como “maqueneta”, feito em madeira, foleado a ouro contendo 9 imagens de santos, destacando-se a imagem de Nossa Senhora “Morta” ou dormindo, como é conhecida pelos católicos), rádios, gramofones, vitrolas, máquinas de escrever, telefones, objetos indígenas, mineralogia e taxidermia. Uma sala só com porcelanas.

 ATRAÇÕES/DICAS
O museu oferece visita monitorada às escolas e à grupo de pessoas onde é contada um pouco de sua história, a história do prédio e a formação de seu acervo. As visitas de escolas são agendadas previamente para turmas de no máximo 30 pessoas, para que a qualidade do serviço prestado não fique prejudicada.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
Das 09h15 às 17h15, de segunda a sexta-feira, e das 9h30 às 12h, aos sábados.

INGRESSO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
A visita é gratuita

CONTATO:
Telefone: 016 3322-4887

ENDEREÇO:
O Museu fica na Praça Pedro de Toledo, Centro.

MAIS INFORMAÇÕES/FONTE:
 Fonte: Informações pessoais e sites consultados

0 comentários:

Postar um comentário