quinta-feira, 5 de março de 2020

MUSEU DA BORRACHA GOVERNADOR GERALDO MESQUITA - RIO BRANCO - AC

0 comentários

MUSEU DA BORRACHA GOVERNADOR GERALDO MESQUITA

- RIO BRANCO - AC




Atualização MARÇO /2020


O Museu da Borracha é um espaço cultural dinâmico, destinado a coletar, pesquisar, conservar, expor e divulgar os testemunhos da cultura material e espiritual do Acre. Outro propósito é o de contar a História do Acre, o modo de vida do seu povo.



levei meu filho

HISTÓRIA
O espaço de memória foi inaugurado em 05 de novembro de 1978, por ocasião do Centenário da imigração nordestina. O Museu possui um setor de documentação onde estão reunidos manuscritos, documentos impressos, jornais catalogados, revistas e publicações diversas, disponíveis para pesquisa. Além do setor de fotografia composto por um grande número de imagens importantes para a compreensão do cotidiano político e social do Estado.



 ATRAÇÕES/DICAS
O acervo oferece um panorama da história do estado, falando da descoberta da borracha, passando pela Revolução Acreana e terminando com o declínio dos seringais. O livro original do controle de imigração durante o Ciclo da Borracha, uniformes e armamentos do exército usados na Revolução Acreana e a réplica da casa de um seringueiro, com utensílios e acessórios originais, são alguns dos destaques.

Na Paleontologia estão expostos fósseis de animais pré-histórico tais como: a mandíbula de mastodonte e de crocodilo. No setor de Arqueologia encontramos peças do sitío Piarrã, como os vasos com figuras antropomórficas, suporte de panelas e lâminas de machado. A Etnografia abriga a cultura material de povos indígenas do Acre e do sudoeste do Amazonas, como: flechas, arcos, bordunas, cestarias, cerâmicas, colares, adornos e tecelagens. O setor histórico compreende peças referentes à colonização do Acre, tais como: armas, cofres, materiais de construções, garrafas, instrumentos de trabalho do seringueiro, artefatos de borracha. Uma das exposições que chama atenção é sobre a história do Santo Daime.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
Horário de funcionamento: das 8h às 18h
INGRESSO (SUJEITO ALTERAÇÃO) :
Entrada gratuita

CONTATO:
Email para divulgação: museu.fem@ac.gov.br
Telefone para divulgação: (68) 3223-1202
Informações Adicionais de Contato:
(68) 3223-1202 / (68) 3224-6605 / (68) 3223-7717
museu.fem@ac.gov.br; suzianeallves@yahoo.com.br.




ENDEREÇO:
Logradouro: Avenida Ceará, 1441
Bairro: Centro
Município: Rio Branco
Estado: AC

MAIS INFORMAÇÕES/FONTE:

 Fonte: Informações pessoais e sites consultados

0 comentários:

Postar um comentário